Oficinas


ESCRITA CRIATIVA 

Ministrante: Igor Nascimento

Objetivo: A oficina visa abordar produção literária com foco no gênero dramático. O objetivo é despertar a criatividade através da escrita por meio de exercícios e jogos teatrais adaptados para produção de diálogos e direcionado para todos os públicos. 
Sinopse: O enfoque desta oficina é a técnica. Assim como o ator, o dramaturgo deve treinar seu subconsciente criativo e apreender maneiras de se expressar através de seus recursos técnicos. A oficina Escrita Criativa visa abordar várias técnicas utilizadas pelos atores em busca de construir personagens, caracterizar, polarizá-los, imaginá-los na construção de um texto dramático. Elementos como ritmo, quebras, tempo, repetição podem ser trabalhados na produção de textos e na compreensão das estruturas e características do gênero dramático. 
Carga horária: 12 horas 
Vagas: Até 30 participantes
Conteúdo Programático
1- O que é o drama: Compreensão do texto dramático partindo das ações que se desenvolvem a partir de uma situação dramática
2- O personagem: As forças que agem sob o microssomo de uma situação e ‘guiam’ o texto dramático através de conflitos.
3- O diálogo: O ritmo imposto pro cada gênero dramático (drama, comédia e tragédia) 

OFICINA DE LABORATÓRIO VOCAL

Ministrante: Nuno Lilah Lisboa 

Objetivo: Dominar os exercícios de técnica vocal, de modo a dar-lhes segurança quando lhes for exigido, por parte da empresa, a prática da expressão verbalizada; podendo, assim, perceber o processo de transformação progressiva e gradual de uma voz trabalhada com objetividade.

Sinopse: A OFICINA DE LABORATÓRIO VOCAL servir-lhes-á de parâmetro à criação de possibilidades que cada profissional poderá ter no que diz respeito à arte de se comunicar, expressando-se, assim, com um domínio quase que completo da voz e de seus elementos de comunicação; é deste modo que, tal oficina, se faz necessária no âmbito empresarial do Maranhão e do Brasil. A ideia da oficina é trabalhar a voz somente na prática de exercícios, por isso é que é chamada de laboratório. Em todo o processo, os exercícios serão direcionados às dificuldades que o profissional tem de se expressar. Para tal intento, haverá a necessidade de se trabalhar os exercícios com objetividade. 
Além dos exercícios vocais e físicos, também serão explorados jogos de raciocínio, percepção e memória, numa maneira de fazer com que o profissional estimule a mente, adquira uma capacidade de concentração e um aumento de sua percepção; isso o ajudará a compreender com maior facilidade os exercícios direcionados a voz. 

Carga Horária: 20 horas.
Vagas: até 10 participantes.
Conteúdo da oficina:
— Alongamento, aquecimento, relaxamento do corpo.
— Aquecimento vocal e exercício vocal para o canto
 Preparação para o aquecimento vocal 
— Relaxamento do corpo (corpo – voz – aparelho fonador):
– Respiração;
– Ressonância;
– Amplitude da voz;
– Articulação;
 Exercício vocal para o canto:
— Impostação da voz:
– Vocalise (afinação, percepção sonora, igualdade na emissão, voz e respiração);
— Exercício de escala descendente:
– Vocalise (ligação das notas de passagem);
— Descobrir a voz de cabeça;
— Agilidade vocal;
— Tirar a voz da garganta;
— Exercício da vogal /U/ e as consoantes;
— Sustentação;
— Cadência verbal;
— Exercício ritmado;
— Exercícios específicos de memória;
— Exercício vocal para o teatro (expressão vocal – como se comunicar);
— Postura corporal de expressão como apoio à voz;
— Dicção;
— Volume da voz;



CORPO QUE FALA
Ministrante: Luís Ferreira
Objetivo: Aprimorar a percepção corporal de atores, dançarinos, artistas circenses, estudantes de Teatro a partir de jogos coreográficos.

Sinopse: O artista concretamente é detentor de um corpo cultural que se transforma em vários “corpos”; um corpo-biológico, um corpo–orgânico, um corpo-objeto, um corpo-carnal, um corpo-monumental, um corpo-acrobático.A oficina é fazer com que o artista trabalhe o seu corpo para atingir uma consciência dinâmica de movimento, utilizando-se de elementos da dança para a elaboração das potencialidades de uma personagem.

Carga Horária: 12 horas
Número de Vagas: (máximo) 20 participantes

Etapa I:Diferenciar a estética da dança com a expressão corporal para o teatro
  • Desconstruir da postura normal do cotidiano. (troca de peso/plano baixo / equilíbrio no espaço).
  • Movimentar a partir de estímulos sonoros. (girar/ pular/alongar/ pausa).
Etapa II: Compreender as possibilidades do corpo como uma ferramenta de expressão
  • Apresentação da respiração rítmica. (rapidez, aceleração, silencio, diminuição e leveza).
Etapa III: Perceber o corpo como construção da personagem
  • Diálogo entre os participantes. (percepção das dificuldades e facilidades do corpo)
  • Interação de movimentos. (Estimulo-resposta a partir do toque do corpo do outro)
  • Apresentar as ferramentas das etapas anteriores dentro de uma personagem.

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