segunda-feira, 22 de julho de 2013

QUE SE DANE!



Toda vez que olho aquele mendigo sinto algo diferente. É seu corpo na chuva, no sol, na noite. Subitamente, a piedade me assalta... Não é nem o mendigo, nem o tempo que mudam. É minha cara. Meu rosto. Meus olhos o tocam e sentem uma espécie de pavor, reverberado em cada músculo da face. Quando digo “coitado” sem palavras, mas com o pescoço maneando a cabeça, faço um gesto de recusa. Jogo pros céus a responsabilidade social por aquele indivíduo. O seu destino pertence à puta que o pariu. Mas, agora, por que, ao pedir que lhe salvem, olho discretamente para cima, e não para ele?E se ele perceber o meu olhar fazendo uma comparação inconsciente entre ele e eu? É aqui que retomo a marcha que fazia. Pra onde, mesmo? Na direção daquele homem deitado no chão. Mais acima, dobro a direita, esquerda, reto, direita novamente. Vamos lá? Passo pelo pedinte. Esquivo-me do seu pedido com um gentil “não tenho”. Algo me impede de ir lá e sacudi-lo. Aquele ser é um inútil que deve ter uma função. Qual? Que vá procurar! Não é sequer um mendigo, digamos, profissional; se o fosse, teria a perna gangrenada e, aqui, minha piedade encontraria o drama que precisa. Não se pode fazer muita coisa com uma perna podre, não é? Cortá-la seria prudente, mas não sou um sujeito gabaritado para fazê-lo. Portanto, pra quê sentir tanta pena? Pra quê? Por quê? Se não tivesse tanta piedade, o mandaria trabalhar. Vai trabalhar vagabundo! Quem sabe, dar-lhe-ia um trabalho, ou uma roupa para ir procurar trabalho. Se não tivesse tanta piedade, talvez o tocasse, ignorando esse cheiro de mijo insuportável. Todavia, a pena que tenho dele é baseada na pena que ele carrega. Esta relação abstrato-concreta não pode se quebrar, caso contrário, desmancharia a coerência da contradição.  Se tivesse piedade de mim, não teria piedade alguma dele. Se não tivesse piedade de nada, mudaria o mundo.  E mudar o mundo é uma coisa extremamente difícil, estou certo? Sejamos realistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário